segunda-feira, 24 de novembro de 2008

DEPOIMENTOS I(G12)

Restauração desvirtuada

Estive várias vezes em Bogotá. Recebi imposição de mãos e oração do Pr. César Castellanos. Foi lá que vi pela primeira vez uma Igreja com I maiúsculo, bem perto da Igreja Primitiva. Por isso me entristeço estar escrevendo neste exato contexto.
A Visão Celular no Modelo dos 12 sempre foi dita como simples, aplicável em qualquer contexto cultural e denominacional. No que tange a métodos, nunca vi nada tão didático e simples. No que tange à doutrina, em Bogotá se fala muito de prosperidade e maldição. Mas como a palavra da cruz é extremamente central, e a santidade é a linguagem fundamental, assegurei-me de estar no lugar certo, com gente certa. Quem vai a Bogotá fica ‘assustado’ com o clima de festa. Ademais, a Igreja lá (MCI) não tem templos, e o povo ministra muitas vezes nas praças, nas calçadas, no chão. É lindo, porque enchendo uma cidade de células se vasculariza e penetra em todos os segmentos sociais.
A questão da Visão Celular no Brasil foi ter entrado pela pessoa errada, Valnice Milhomens. Não em termos de caráter e espiritualidade obviamente, mas exclusivamente por questões doutrinárias. Uma pessoa que eu pessoalmente ouvi dizer que, se Jesus não voltasse até 2007 rasgaria a Bíblia, não poderia jamais ser portadora de uma visão que se propunha de Restauração. Jamais !!! Sua pregação defendendo o sábado, falando de Israel, sendo uma mulher em governo, e puxando para si a sina de uma revelação especial, é óbvio que complica a aceitação da pessoa e da mensagem. E ainda: a dita Confissão Positiva levou a maioria dos cristãos a deixar de falar a verdade para viver confessando coisas que quer que se tornem verdades.
Para piorar mais ainda, o auto-referente pr. Renê Terranova, a quem atualmente Caio Fábio chama de Nabucoterranova, amplia o processo de divulgação e propagação dos erros e desvios na Visão. “Visão de Israel”, Prosperidade, anti-catolicismo (tudo é da Babilônia), Messianismo (“Deus me revelou”) e coisas sutis mas igualmente danosas. Obviamente que o pr. Renê teve muitos méritos, pelo rompante, pela dedicação, pelo amor e pelo zelo, e por ser uma pessoa terna e afável. Mas, como líder, de novo o problema doutrinário tornou-se seu calcanhar de Aquiles. Frases como “Os vencedores tem unção de conquista” são a tônica de quem só trabalha com positivismos a la Lauro Trevisan, e com simbolismos, usando o Velho Testamento de forma leviana, errada e totalmente alegórica. Daí faz jorrar a “visão” de Israel, reimplantando um judaísmo enrolado e misturado, que o torna, como “profeta”, um canal de confusão na Igreja. Isso sem falar na idéia exdrúxula de “tomar o Brasil” pela política, que facilmente atenta contra toda a Parousia e Escatologia, em qualquer corrente teológica. Eu mesmo o vi no MIR profetizar a eleição de dado candidato, o que não se concretizou.
Foi pela dupla Valnice-Renê que adentrou a questão de Israel, que hoje se propagou a ponto de trazer para dentro das Igrejas a ARCA DA ALIANÇA, e por último Igrejas Judaicas, com todos os ritos judaicos. No próprio site do MIR o Pr. René convoca discípulos para receberem o título de nobre se doarem para a construção do ‘seu’ templo a quantia de R$ 10 mil. Ou seja, as coisas saem do bom senso, mesmo! Só estou aguardando o dia que sai a unção de eunuco...
Isso, amados, nada tem a ver com o que vimos em Bogotá – eu vos asseguro. O que vemos no Brasil é a secular deficiência teológica tupiniquim, porta aberta para todo tipo de sincretismo evangelicalista. Recentemente ouvi um pregador, num surto de alucinação, afirmar que Deus batizou as galinhas com Espírito Santo e um galo interpretava! Irmãos, temo que tenham aberto a porta do manicômio e as doenças da espiritualidade popular tenham tomado conta do ‘terreiro’ evangélico.
A Igreja simples de Bogotá também fascina. O poder também fascina a estrutura-sem-estrutura. O Pr. César colocou a filha e o genro para pastores-presidentes em Bogotá. Resultado: Pr. René deixa a cobertura do pr. César. Divide-se a unidade. Começa a velha história, que atribuo ao princípio de Lutero: “não concordo, divido”. Em Bogotá ocorre que todos os discípulos diretos de César Castellanos também se vão. O mundo do G12 se divide, membros saem das igrejas, revoltados. Isso não é novo, porque nos movimentos denominacionais predomina a velha sina de ‘crescimento por divisão’.
Como disse Paulo, ‘que diremos pois a estas coisas?’
1) Os erros de liderança são os mais difíceis de tratar
a. É complicado um líder admitir que foi soberbo, presunçoso, arrogante ou autoritário
b. Somente estruturas preventivas, de prestação de contas, podem minimizar os danos da caminhada messiânica de um líder.
c. Sempre surgem líderes inéditos, que esquecem que Deus não está atrás de ineditismo, mas de cópias – cópias de Jesus
2) Fazer discípulos não é fácil, mas quase ninguém quer pagar o preço
a. Se César Castellanos tivesse feito discípulos não teria perdido seus 12, nem perdido Renê
b. Fazer discípulos sendo autoritário e aprisionando em manipulações é maligno e desumano, na medida em que violenta a expressividade plena e as escolhas voluntárias e responsáveis.
c. A fronteira entre discipular e controlar é mal conhecida porque quase ninguém tenta fazer discípulos de maneira séria.
3) Não existe ‘santo’ nessa briga fratricida entre cristãos
a. É ridículo imaginar que alguém seja melhor que outrem porque tem a doutrina certa. Aliás, o que é doutrina certa?..
b. Todos os que erram certamente estavam tentando seguir um caminho de restauração sério, mas normalmente descuidam do seu próprio perfil de líder-servo, se afastando das ovelhas e perdendo a referência da simplicidade
c. O ‘mercado cristão’ produz e incentiva líderes imediatistas, que, despreparados mas ambiciosos, não temem por tentar inventar a roda.
d. Nenhuma denominação pode usar o erro dos ‘outros’ para tentar se auto-afirmar, pois esse erro é presunção. “Tu que estás em pé, olhe, não caia”.
4) Os murmuradores de sempre triunfam quando alguém cai
a. Há pessoas que, por incrível que pareça, somente se alegram nos infortúnios alheios
b. Há pessoas que vaticinam “Eu sabia... eu não disse?”, como se ‘profetizar’ desgraça fosse um dos ministérios do Espírito Santo.
c. A única maneira de um murmurador “produzir” é quando aponta o erro dos outros. Assim ele consegue aplacar a culpa de não fazer nada, jogando a responsabilidade de sua incompetência nos outros.
5) Só satanás leva vantagem quando o povo quer achar o culpado, quem está errado
a. Jesus disse: “Eu também não te condeno”
b. O que está acontecendo já aconteceu antes, na História, e vai acontecer ainda, antes de estarmos para sempre com o Senhor
c. Nada mais danoso para atestar contra a Igreja que sua divisão
d. Nunca ninguém deterá toda a revelação, mas nós todos terminamos – se nos tolerarmos mutuamente – comportando enormes parcelas da graça de Deus, e manifestações genuínas do amor de Deus.

O quadro do G12 é grave, como é grave qualquer quadro denominacional existente. Sem citar nomes aqui, já se permite normalmente divórcio e re-casamento em lugares onde se pregou e agiu contra; já se tolera tacitamente a maçonaria no seio da liderança; já se abandona completamente a obra missionária e pastores denominacionais no campo; já se esquece da santidade pessoal, e o pastor sexualiza sua relação com as irmãs e cai com elas; as estruturas já transferem pastores caídos de um lugar pra outro sem restaurá-los; já são ‘café pequeno’ os tão comuns desvios financeiros. Até já se transforma, como diz Pedro, pessoas em negócio!?!? Mas isso já é outra baixaria, muito conhecida – claro.
Penso às vezes em não me expressar acerca dessas coisas que estão aí, mas a própria Bíblia é um livro de exposição de coisas erradas – não esconde nada. Muitas destas coisas são, na verdade, o joio. E Jesus disse que o joio se mantém junto com o trigo, até a consumação dos séculos. NENHUM DE NÓS TEM A CAPACIDADE DE DIZER O QUE SEJA JOIO, O QUE SEJA TRIGO – O Senhor o fará.
Sim, amados, o G12 é hoje no Brasil símbolo de um monte de desvios, que teve um lindo começo. E o que fica então? Bem, não tem clima de despedida: continuamos todos trabalhando sério para tirar lições de tudo isso, avançar na vida. Continuo trabalhando a partir do que vi em Bogotá, e também no início da Visão em Manaus. Continuo decidido mais que nunca a pagar o preço de fazer bons discípulos, e apresentá-los a Deus, em obediência ao maravilhoso mandato do Senhor. Dou e compartilho minha vida sem medo de ser traído (como já fui), mas procurando tirar lições dos meus erros, e desses que vemos no contexto hodierno. De nada tenho que reclamar da nossa experiência na Videira. O trabalho é grande, as mudanças idem, e estou feliz pela qualidade de vida dos discípulos.
Por último, estou feliz por não estar sujeito a pessoas ou sistemas que um dia iriam terminar mandando eu me circuncidar... gente que acha que pode fazer da Bíblia o que bem entende, que pode adentrar por um messianismo infantil e irresponsável. Desejo que cada um de nós, eu incluso (claro), sejamos humildes para entender que Deus não está nessa parte ruim da nossa história, mas na nossa fidelidade diante de tão conturbado contexto. Que Deus nos poupe de cairmos na sina do joio... conservemos a natureza de trigo – útil para, transformado, virar pão e alimentar o povo que tem fome de Deus!



Nils Alberto Bergsten

3 comentários:

mr.emerson disse...

Assim como você ouvi falar coisas muito ruim do G-12 regressão, quebra de maldição e tantas questões...
Li um livro do Paulo Romeiro que retratou diversas atitudes dos precursores do G-12 no Brasil da Valnice do René terra nova e outros, gostei da sua explanação inicial sobre as atitudes dos líderes mais o desfecho do texto foi uma crítica por assim dizer da doutrina do G-12...Entendo da seguinte forma eu era um crítico de carteirinha da doutrina sei que alguns da visão ou Batista, presbiterianos,metodistas dão mau testemunhos mais a essência da coisa é boa e isso deve-se levar em consideração como você expôs...
Digo isso como meu testemunho pessoal participei de um encontro por Três dias que foram maravilhosos em minha vida, não houve regressão e tantas coisas ruins que me haviam falado acho que você deveria participar de um encontro para entender melhor e compreender a razão a causa e o motivo... Que Deus continue te abençoando amado...

COMOBEREANOS/ESCLARECIDOS disse...

Amado irmão, gostei do seu comentário, concordo com seu posicionamento, só gostaria de esclarecer-lhe que minhas pesquisas não são baseados em experiencias alheis, pois o q postei simplesmente foram confirmações da amarga experiencia q eu e minha familia vivemos dentro deste sistema, pois vivenciamos a glória e a decadência deste método. Vou fazer-lhe um breve relato. Eu e meu esposo e filho presenciamos desde o inicio a ascenção de uma igreja q de 12 membros foi à cerca d 400 cadastrados, fora os visitantes, num período de quatro anos, onde um jovem pastor fiel a Deus, pensou ter encontrado a chave para o crescimento da igreja, onde foi até prova de q o método era legitimo, sendo seu nome conhcido no meio como exemplo em todo Brasil, passei pelo encontro, fui p/ aprender o encontro trabalhei durante seis anos em encontros,q ocorriam em nossa igreja q chegou a ter 4 x por ano, ministrei varias palestras deste encontro, fiz e trabalhei nos reencontros, eu e minha famillia, estive realmente nos bastidores, de coração aberto realmente, Deus me mudou , atraves de Sua Palavra, e pela sua misericórdia e usou muitos momentos destes eventos p/ me confrontar. Vi muitos milagres d vidas libertas, porém também presenciei o crescimento da soberba, altivez, negligência com a oração e a Palavra pura, heresias tais, q não podem ser negadas. Hoje estamos curados, quando postei havia uma ferida muito grande em nossas almas, queria ter respostas e tive. A igreja da qual tive q me afastar p/ ser curada, a qual seus lideres me tomaram por rebelde, depois q saimos, começou a entrar no juizo de Deus, líderes cairam, ela quase dividiu, muitas ovelhas se perderam, dois anos se passou, o jovem pastor buscou em Deus a resposta, e decidiu banir o método, cicatrizes profundas ficou naquele corpo de Cristo, a falsa prosperidade acabou, mas agora as ovelhas estão voltando sendo resgatadas uma a uma pelo pastor, q chorou muito, q foi abandonado pelos maiorias do método, mas não por seu Deus. O processo é lento ,doloroso, hoje a média é de 80 membros, fora visitantes. Mas o pastor amadureceu. Estamos de volta, cooperando da forma q Deus permite, orando por ele e aqueles q ainda não estão firmados. Na minha opinião , há "uvas" boas no cacho estragado, Deus operou, e mostrou q quando Ele escolhe Ele capacita, da forma q Ele quer, e é o Espirito Santo q ensina o Caminho. Aprendemos a buscar em Deus através de Sua Palavra, a Sua Perfeita Vontade. Espero não te-lo escandalizado, perdoe-me se o fiz. Fique na Paz, que Nosso Deus também continue te abençoando. Elisangela.

mr.emerson disse...

Irmã que bom que você me respondeu e percebo que você teve uma experiência ruim isso é fato, porém percebo que sua má experiência não foi por causa do sistema (G-12) sim à causa principal dos ataques do diabo na atualidade a vaidade...Sim ou não?
Você viajou a Colômbia e até enalteceu o G-12 na visão do Pr.Castelannos percebo que as igrejas do norte do país não souberam lidar bem com a visão problemas internos afetaram profundamente a doutrina do G-12 ex: brigas, vaidades, liderança autocrática e manipuladores e excessos e distorções bíblicas...
Eu fui seminarista da Faculdade teológica Batista do sul da federação brasileira. E pude estudar a proximidade dos Batistas e Presbiterianos com a maçonaria no passado e até perceber que existia e existem Pastores maçons... Doutrina essa que na minha opinião é do diabo, estudei que as assembléias de Deus na década de sessenta se separarão por causa do uso de terno, chapéu, e sombrinha (uns diziam que era obrigado usar outros diziam que era desnecessário) fato esse ignorado hoje em dia, vi pastores de diversas denominações envolvidos com corrupção e política dentro das suas congregações etc... você irmã deve está me perguntando aonde eu quero chegar?
O que eu quero dizer que o G-12 aqui na região sudeste passou por uma profunda reformulação doutrinaria isso é fato e a essência colombiana é guardada e praticada. Eu fui ministrado por um Pastor Batista também ex. seminarista e pude perceber que esse encontro foi profundamente bíblico. Eu não discordo de você em ponto nenhum não sou neófito na fé tenho uma certa experiência com Deus e o evangelho de cristo mesmo antes do encontro do G-12, e percebo que a visão que você participou foi distorcida por causa de líderes irresponsáveis que você mesma citou. Agradeço a Deus por não fazer parte desse tipo de G-12 que a irmã fez parte, seria pra mim mais uma experiência terrível já de tantas que convivi e vi...Agradeço por compartilhar comigo sua experiência que só me faz crescer na fé já que não sou mais um garoto e sim homem casado e maduro. Muito obrigado e que Deus continue te abençoando. Graça e paz.